segunda-feira, 3 de março de 2008

Se Nada Der Certo...

Viro Hippie!!!

Tá...isso não é verdade, mas parece o plano mais plausível que tenho no momento. É impressionante como em questão de dias, e de alguns comentários, você passa de uma pessoa super decidida a uma pessoa super confusa. E assustada.
Quem segue meu blog (todos os x fãs que devo ter por aí), sabe que dê uns tempos para cá, eu ando meio indecisa sobre que rumo tomar na minha vida profissional. Tudo isso porque, uma: as "palestras motivacionais" dos seus pais começam a fazer efeito; duas: ser a única da turma que só trabalha e não estuda enche o saco depois dos 8 primeiros meses; três: um relacionamento atual interfere sim na sua escolha, ainda mais se for a distância; e quatro: a parte financeira representa mais da metade da decisão.

Desde que eu me entendo por gente, e isso faz tempo, acredite, eu quis ser veterinária. Como uma outra grande parcela da população de simpatizantes por nossos amigos de 4 ou mais patas. Só que o meu diferencial, ou a minha certeza por optar pela profissão por assim se dizer, vinha pelo simples fato de que eu sempre furtava moedinhas da latinha de moedas da cozinha para comprar vacinas contra carrapatos, vermífugos, ração, pomadas, etc, para cães e gatos de ruas. (Oooowwwnnn) Tá que isso não quer dizer muita coisa sobre eu ter ou não vocação para ser vet mais, para mim, é um diferencial. Quantas pessoas que se dizem amantes de animais e não mexem um dedo para ajudar um animal abandonado? Enfim, por motivos de força maior, não passei no vestibular para vet, minha mãe não quis que eu saísse da cidade para estudar, e nenhuma das faculdades de minha cidade tem o curso. Vet é jogada para escanteio um pouco. E tá que meu estômago também não é lá tão forte assim para ficar vendo sangue e bichinhos fofinhos abertos...

Oque você faz quando isso acontece? Opta por outro curso, o mais parecido possível com o que você deseja. Acabei me simpatizando com a Engenharia Ambiental, muito mais pela parte Ambiental do que a parte da Engenharia. Afinal, i'm a math-hater de carteirinha. Conclusão, após várias pesquisas sobre o curso, desisto da Engenharia Ambiental. Okay, lá estava eu denovo, tentando achar algum curso que me agradava. Daih lembrei que, também quando criança, se tinha algo mais divertido para mim do que ajudar animais abandonados, era brincar de montar maquetes de casinhas para brincar com os playmobils! Acende uma lâmpadasinha em cima da cabeça, e eu penso em fazer Arquitetura. Tá, tem matemática também, mas andei pesquisando, e a matemática da Arquitetura não é tão assustadora quanto a matemática da Engenharia. Okay, pontinho pra Arquitetura. Mas acontece que, depois de uma bela conversa com o namorado, eis que surge uma dúvida quanto a Arquitetura. Nada mais justo, pois afinal, nunca tinha me passado pela cabeça cursar Arquitetura até alguns meses atrás, e estudar que nem condenada um curso que pode ser que não venha a me agradar no futuro, não é nada bom. Pronto, a Arquitetura é deixada de lado por um tempo. E agora? Faço oquê? Curso para Aeromoça! What?! (Espanto) É , curso para me tornar uma Comissária de Bordo (aka. aeromoça). Afinal, adoro viajar, hablar inglês, conhecer pessoas e lugares novos, usar e abusar da minha simpatia e beleza, e blá blá blá. Pode-se dizer que tenho todos os quesitos (humildade sempre), mas daih oque te assusta nessa merda dessa escolha, é a puta concorrência nas seleções das Cias Aéreas!!! Okay, o curso é deixado de lado por um momento e não é descartada a possibilidade de ser feito. (Tá eu confesso, a remuneração é boa.)

Daih hoje, sim hoje! Me vêem a cabeça, ou melhor, na tela do meu computador, a possibilidade de cursar Ciências Biológicas. Não dá pra negar que sou uma doida alucinada por tudo quanto é assunto relacionado ao Meio Ambiente em geral! (Um dia ainda me torno uma "eco-chata") Mas não quero ser professora, e sim pesquisadora. Ta aí, o candidato com mais chances de ganhar a minha eleição. Ciências Biológicas. Fenótipos, Genótipos, Eucariontes, Procariontes, Acéfalos, Eucéfalos, Vertebrados, Invertebrados.. (olhinhos brilhando) Ai ai.

Então depois que você tem uma noção do oque você acha que vai fazer, você vai pesquisar a primeira coisa mais importante sobre o curso, o mercado de trabalho. E meus amigos, isso assusta viu, e até desanima um pouco. São centenas de profissionais reclamando, via orkut, da falta de oportunidade e remuneração, etc. O alívio (ou nem tanto) é saber que não é só nas suas possíveis carreiras que as coisas estão difíceis, e sim em todas. É fato de que a pessoa para se dar bem na profissão que seja, é preciso se esforçar, estudar muito, estar sempre atualizado e, ter QI (o famoso "quem indica"). Uma baita de uma injustiça, mas infelizmente é real. Levando isso em conta, lembrei de uma coisa que dá mais um pontinho para o meu último candidato. A prima da minha mãe (que é minha prima do quê? 3° grau? ou isso nem existe?) e o marido dela, trabalham em um laboratório estrangeiro famoso lá em Sampa, não lembro qual a profissão deles, nem sei o nome do laboratório, mas, como quero trabalhar na área de pesquisas, nada impede de que eles possam se tornar o meu QI logo que começar a faculdade... (levanta e abaixa as sobrancelhas repetidamente)

Até a metade do ano eu me decido em qual dessas 3 opções eu vou me jogar de cabeça e me arriscar por um bom lugar ao Sol. E não vou mentir, o preço das mensalidades vão influenciar um pouco na minha decisão. Mas digo e repito, se nada der certo, viro hippie! Ou pelo menos faço um curso de webdesigner e tento vender layouts para blogs pela net, páginas para empresas, etc.




Juliana diz:
nossa
a mari troca de curso como troca de roupa =P

Não precisa jogar na cara só porque você é decidida...

27 Comments:

Lalo Oliveira said...

Faça ecologia já que você gosta da parte ambiental da engenharia! rsrs
Tenho medo de que o mesmo me aconteça, farei psicologia, e eu gosto, mas adoro letras.

O importante é saber realmente as coisas que se quer, e colocá-las á mira de nossos feitos futuros.

Abraço.

www.poeses.blogspot.com

Anônimo said...

Eu acho que vc deve fazer o que seu coração acha bom, e que vc gosta de fazer, não adianta ganhar dinheiro com uma profissão que vc ñ tenha amor ao exerce-la.

Anônimo said...

Ah, respondendo a sua pergunta : ela estava assustada e nada satisfeita com o rumo que as coisas tomaram ! ;D

Wagner Duarte said...

Eu não posso/consigo deixar de apontar o seu pequeno erro.
"Quem segue meu blog (todos os x fãs que devo ter por aí), sabe que dê uns tempos para cá"

de uns tempos pra cá, não tem acento circunflexo. xD

único erro grave que vi e/ou percebi.

Agora vamos ao comentário.

Eu também não sou muito decidido, sempre quis Jornalismo e desdeo fim do ano passado não sei se é isso que eu quero, por varios motivos um deles é que o mercado de trabalho está meio dificil, mas como você disse em seu post, não é só na sua futura p´rofissão e sim em todas. Outro forte motivo é que não sei se me sairia bem em jornalismo e isso meio que me dá medo, não quero chegar ao segundo ano da faculdade e parar o curso. Aí me vem a idéia de cursar Administração que pra mim sempre foi uma opção, é menos arriscado, mas eu posso não gostar também e me sentir frustrado por não cursar jornalismo que é uma coisa que eu sempre quis. Acho que me daria melhor com Adm e não pararia o curso na metade e achque seria bem mais facil arrumar emprego, mas como na vida é preciso arriscar, vou cursar jornalismo e se não gostar depois mudo de curso.
Boa sorte com a sua escolha!

fiz um comenário0 enorme. oO

=**

o'Ricci said...

nossa senhora, mulher! Biologia pode ser interessante... primos meus trabalham no Museu de Paleontologia de Niteroí.

Sempre há a possibilidade do Direito Ambiental também... mas eu sou suspeito para falar sobre qualquer coisa que envolva o lado jurídico da Força =p

July Gomes said...

Normal essa duvida cruel..rs.rs
Eu mesma passei por isso...tanto que terminei o ensino médio há 5 anos e não consegui começar uma facul por pura duvida.Fiquei fazendo cursos tecnicos durante esse tempo.Esse ano estava decidida a fazer Direito,mas como seu post me lembrou do fator do Q.I,penso em fazer quimica agora.rs.rs....ai,ai,a duvida de novo.rs.rs..

André Cendon said...

Sempre tive vocação pra fazer algo relacionado a arte mas minha mãe sempre quis que eu fizesse algo que desse dinheiro... hoje faço publicidade, tô feliz da vida e ela tbm... mais cedo ou mais tarde vc descobre o que fazer.

Rafael Portillo said...

Para lhe ajudar, eu vou lhe recomendar um excelente podcast que ouvi e que me fez mudar meu modo de pensar.

Espero que possa lhe ajudar.

- é um arquivo de audio em mp3, um programa de rádio exclusivo para a internet. oula ou baixe que eu garanto. -

http://jovemnerd.ig.com.br/wordpress/?p=947

http://rafaelportillo.blogspot.com

Thiago Agom said...

Gostei da sua viista lá no blog, espero ver sempre você por lá. Passei pelo mesmo problema quanto a escolha do curso. O resultado é que fiz uma faculdade por 4 anos que eu não gostava, e hoje não trabalho na área que em formei. Faça o que vc gosta !!!!!!!!!!
Quanto a vet... Somos dois... Temos que fundar o Clube Quatro Patas!

Anônimo said...

Isso é natural,afinal vc está escolhendo a sua profissão.


Analise os prós e os contras de cada curso e bola pra frente que o tempo não espera ninguém.


Boa sorte no que decidir

Um http://recantodeyeda.blogspot.com/abraço

Fabio Hnrq said...

hihi.. adorei o texto...

tbm sou assim...

já fiz, farmacia, arquitetura, artes cênicas, fotografia e hotelaria...

decidi que vou decidir mais tarde..

www.maresertao.blogspot.com

Euzer Lopes said...

Eu vou dizer uma coisa que talvez não acrescente nada ao seu texto, mas é uma opinião sobre justamente o futuro profissional:

Com o tipo de ensino que temos hoje, como é que um jovem de 16, 17 anos, pode ter discernimento para escolher o que vai querer fazer, profissionalmente, para o resto de sua vida?
Ele não foi preparado desde o ensino fundamental, para isso.
É uma coisa muito séria. A quantidade de profissionais frustrados que encontramos aos 25, 30 ou 40 anos é absurda. Gente que termina uma faculdade mais para dizer que tem diploma do que propriamente vocação para aquela profissão.
E aí teremos profissionais medíocres, ganhando salários pífios e desvalorizando toda a cadeia profissional.
E serão pessoas frustradas, que levarão suas frustrações para dentro de suas casas, desarmonizando lares, famílias e projetos pessoais.

Conheço muita gente assim, infelizmente.

Anônimo said...

Todo mundo fica na duivda, eu demorei um ano para escolher o q eu qria,e decidi fazer jornalismo sem qrer e nao me arrependo, o negocio é nao pensar muito e sim a paixao por fazer algo aparecer

Gabriel de Oliveira said...

Não sepreocupe tanto assim. Você vai acabar escolhendo o melhor pra você. E se não o fizer, você sempre terá uma nova chance: faça vestibular outra vez...

Comigo também aconteceu isso. Tenho vontade cursar Jornalismo em uma universidade federal. Na UFU (a mais próxima da minha cidade) o curso não é oferecido. Então tive que optar por Letras. Mas creio que ainda farei Jornalismo. Torço por isso...

Tudo de bom e muita segurança na sua escolha!

Quel said...

1) Relaxe!
2) Relaxe novamente!
3) Inspire e expire...
4) Faça o que gosta, este é o primeiro passo. O restante vem com o tempo. E se daqui a alguns anos se arrepender, começe tudo de novo. Respeite seus limites e boa sorte!

Dan Dualiby said...

Faça o que você gosta...
acho que até achar uma coisa que vc se sinta muito bem pra fazer por muitos anos vale a pena mudar, no entanto nã perca muito tempo se achar que não é aquilo....
http://pontodcom.blogspot.com/

Debora Ferreira said...

taamo na mesma situaçao entaao !!
ahaoiahhaohaoihahaoi !! eu já seei mais ou menos o qe qeero fazer, maas dá medo de lá encarar e descobrir dps que nao era akiloo.. ai creedo !

*eeu já to parando com a mania de xingar saopaulino, mas muita gente nao, principalmente os PALMEIRENSES...

elane said...

Oieeeeeeeeeeee
Bubbles...uma hora chega a luz!
é o tipo da coisa...faça o que vc gosta..pq nada como fazer aquilo que nao gosta e tornar-se um profissional frustrado.
bjos

M. said...

Você é nova, tem tempo demais para decidir isso. Eu entrei na faculdade de Direito com 17 anos, sempre gostei do curso, mas ultimamente tenho me lembrado de que não preciso necessariamente seguir alguma carreira ligada a Direito. O mercado de trabalho está saturado na maioria das áreas, o negócio e ter o diferencial, como você falou, e se esforçar... Afinal, no pain, no gain!

beijos

Feänor said...

Suas dúvidas são as minhas perguntas de ontem...

"O que eu faço: história, geografia, game design (pois é... doideira) ou letras?"

Bom, no meu caso, optei por Direito...

...e amargo essa decisão até os dias atuais.

Aliás, nem Direito tá com muito emprego sobrando não...E olha que as únicas profissões que sempre crescem são teoricamente as de médico, advogado e "profissionais de rua"...

Pensa com calma, o importante é decidir certo, e não com rapidez...

É melhor se atrasar um pouco na escolha do que perder uma vida lamentando o que poderia ter sido.

Bjs, e boa sorte!
(também to querendo virar hippie ultimamente...)

Unknown said...

Gostei do Blog, bem enxuto. É difcil achar um blog de mulher que não seja rosa choque com efeitos virtuais pululando defronte a nossa vista o tempo todo.

Quanto à sua idecisão vocacional, acredito ser totalmente natural. Muitas vezes ficamos em dúvida acerca daquilo que nos fará mais feliz, ou mesmo aquilo que nos proporcionará maiores dividendos financeiros ao longo de nossa jornada até a aposentadoria.

entre um e outro, recomendo que escolha a felicidade ao dinheiro (não sei se é essa sua dúvida mas seu que isso passa pela cabeça de qualquer um). Faça o curso que vc considera com maior possbilidade de te fazer feliz.

se optar por algo que não seja a felicidade, por mais dinhero que ganhe, um dia sentirá falta dela.

abraço.
escript semper!

sacodefilo said...

Te falta orientação adequada. Você tem se guiar por dicas e passar a se guiar pela lógica pessoal: pense no que faz a profissão X e responda a pergunta: gostaria de estar fazendo isso daqui a 10, 20 ou 30 anos.

Anônimo said...

Adorei aqui!
Muito bem escrito, e muito bem comentado também =D
Parabéns, você escreve muito bem mesmo :D
Sucesso linda!
beijo ;D

http://madnessanddelights.blogspot.com/

Anônimo said...

hahahahaa

vc é uma pessoa engraçada.
=ppp
(com todo o respeito)
>.<

bem, acho que o mais simples é:
corra atrás de tudo que vc quer!
^^
e pq não fazer mais de uma coidsa?
ou experimentar tudo?
quem sabe vc não se descobre mais?
^^

boa sorte nas escolhas!
=)
e lembre-se q não existe "certo" ou "errado", primeiro de TUDO: o que te faria feliz? o resto Q SE FODA!
=p

boa sorte menina!
e me faça uma visita de vc gosta de arte da escrita^^

www.florestadeconcreto.wordpress.com

(o endereço q ta no nome é só a continha q pus p ter acesso rsrss)

bjão^^

Gir said...

cunha, voltei ao mundo blogueiro..heheehehe


baaaah esse período é phods, atualmente vivo o período de 'elaborar um bom curriculum' e no futuro? aaah deixa isso pra quando ele virar presente ;p

Anônimo said...

Retribuindo a visita que vc fez lá no meu!
Brigado pelo comentário, e aproveitando pra responder sua pergunta, sim, o texto é de minha autoria! Quando os textos que estão lá não sou eu que escrevo, coloco créditos para quem o fez!
ressalto que tá muito bom aqui =)
beeijo!

http://madnessanddelights.blogspot.com

Unknown said...

Ciências Biológicas?!?:O

Ahahaa Sorry, desculpe o espanto, é q eu não imaginava q ia haver uma 5a opção(ou 6a, não sei mais.. hahaa)

Mari, nem adianta te dizer pra fazer o q vc gosta, né.. acho q o grande problema aqui é q vc gosta de mtas coisas. Hehe, isso nem devia ser um problema..

Sei lá, acho q se fosse eu hoje tentando tomar essa decisão, acho q eu ia fechar os olhos, esquecer namorado, esquecer questões financeiras, e tentar imaginar dentre todas essas profissões, qual me deixaria mais realizada no futuro. Se encontrasse a resposta, tentaria encaixar todo o resto nisso. Sei lá, conversar com meus pais, arrumar um trabalho por um tempo pra pagar a faculdade, enfim.. nada é demais pra realizar nossos sonhos, certo?!

MAS se não tivesse uma resposta.. hmm...não sei, acho q escolheria o q se encaixasse melhor na minha vida né.. a q ficasse no lugar onde quero morar, q tivesse as disciplinas q eu mais quisesse estudar(no math! =P), q eu tivesse mais chances de pagar, etc..

Enfim, falei falei e não ajudei nada.. hahahaa

Mas ahh, sei q é difícil a decisão, e não importa o q ngm fale, no final, é vc mesma quem vai ter q fazer a parte difícil.. ehehe

Só não esquece q nada é tão definitivo assim, se não der certo vc sempre pode voltar atrás e fazer outra escolha..

É isso! Boa sorte! =D

E ahh, primo de 3o grau existe sim =P

Bjos!