sexta-feira, 14 de março de 2008

Até que a validade nos separe

"As pesquisas e os psicólogos dizem que a grande crise de um casal surge sempre aos sete anos... se o relacionamento durar tanto tempo, é claro. No entanto, nem todos estão de acordo com esta afirmação. Um estudo recente restringe o amor a quatro anos. Se o amor é alimento para a alma, lembre-se de que, como os iogurtes, também tem prazo de validade."
Para ler a notícia completa, clique aqui.
Fonte: Yahoo Notícias



Quem é que nunca fez juras de amor eterno a alguém e de repente, se viu ignorando e quebrando todas essas juras? Eu sei que eu já fiz e passei por isso. E não tem nada de legal em nenhum dos dois lados.

Eu sou uma romântica assumida, faço juras de amor sim, faço provas de amor meio malucas sim, me torno dependente da pessoa sim, viro uma obsessivo-compulsiva sim, mas acalmem-se, tudo na medida e na hora certa. Não é que nem eu saísse por aí fazendo isso com todos no primeiro ou segundo encontro. A gente aprende com nossos erros do passado ta?! Pelo menos eu aprendo...

Sei lá...agora criar um prazo de validade pro amor, acho que é meio surreal, pois não creio que as pessoas deixem de amar as outras porque seu cérebro não recebe mais quantidades x de tal hormônio, ou recebe demais. Eu concordo que a partir de certo tempo a pessoa acaba se acomodando na relação, e achando que não precisa mais fazer tudo aquilo que fazia nos primeiros meses do relacionamento. Não dá pra negar, os primeiros meses são sempre o paraíso para a maioria dos casais. É presentinho pra cá, presentinho pra lá, frases fofinhas pra lá, frases fofinhas pra cá, e toda aquela frescura que todo mundo adora e muita gente tenta disfarçar. Mas afirmar que daqui 4 meses, ou 3 anos você não vai mais estar apaixonando e sentindo as mesmas coisas na mesma intensidade do começo da relação é coisa de cientista mesmo.
Se isso acontecer, na minha opinião, é por única e pura culpa das partes envolvidas. É como dizem por ai, você cultiva o jardim, e deixa que as borboletas venham até ele. Então quando a borboleta perfeita chega até o seu jardim, você faz de tudo para que ela sempre volte, ou se mantenha ali, pelo tempo que for necessário. Como? Mantendo o jardim bonito, óbvio. E se eu não conseguir? Se você não conseguir, paciência, bola pra frente. Relacionamentos acabam sim, e na maioria das vezes, é o melhor no momento para ambas as partes envolvidas.

Mas aposto que eu, você, e todo o resto do mundo, gostaria de ter um amor, com o "prazo de validade indeterminado".


Ps: Há uma grande chance de eu já ter encontrado o meu. (sorriso bobo de menina apaixonada)


Albert Camus escreveu, uma vez:
“Abençoados são os corações que conseguem se curvar.
Pois nunca serão partidos.”

Mas eu me pergunto.
Se não se partir, não haverá cura.
Não havendo cura, então não haverá aprendizado.
E se não houver aprendizado, não terá luta.
Mas a luta é uma parte da vida, então, deve todos os corações partirem?

(Trecho retirado do episódio 5x11 do seriado One Tree Hill)

23 Comments:

Tiago Cardoso said...

Post interessante.

Sinceramente, não sei responder sua ultima pergunta. Inclino-me a responder que sim, que é necessário quebrar-se para aprendermos... mas ñ sei se haveria um ñ.

Quanto a validade do Amor, creio estarmos falado do sentimento errado. Acredito que a pesquisa deve ter tomado a paixão por Amor - o que ao meu ver são coisas diferentes. Chego a pensar que, as vezes, o fim da paixãopode ser a oportunidade pro surgimento do Amor Verdadeiro.

É isso, espero me ter feito entender.

http://jukeboxmix.blogspot.com/

Anônimo said...

Eh precisa errar muito para acertar,eu namoro faz quase 6(em maio) e posso dizer que ja tive crises serias, mas recuperei e melhoramos com cada uma, amo muito e tenho certeza que é para sempre, nao acredito em validade e sim em amores que nao sao reais por isso acabam

Felipe Bastos said...

Acho essa pesquisa um pouco equivocada,pois é dificil basear - se nisso,pois somos seres humanos e não um simples produtos com validade .

O Amor ta diferente,talvez menosr nos ultimos tempos,mas o ser humano vem evoluindo e se adaptando conforme o tempo,porém o ser humano é muito complexo e impresivel,quanto muita gente pensa.

otimo post,interessante !

Gabriela Nieri said...

eu ja fiz juras, mas não tão fortes. mas tb, faz um tempão, se lembro é vago.

gostei da citação do começo.

e de quebra adoro Camus.

bj

Frank HW said...

DISCORDO!!!
Tenho 4 anos do casamento mais perfeito que existe! E digo mais... a rotina pode ser maravilhosa!
Bjocas!

Kemp

Euzer Lopes said...

Eu já vi de tudo um muito nesta vida...
Agora, convenhamos, prazo para o amor, ninguém merece!!!!
Poupem-me!

Lucas Oliveira said...

gostei do seu blog!
o q vc acha de uma parceria?
já estou linkando vc no meu!

link-me tbem!

abçs

Natália C. Greggio said...

ola! mto legal seu blog....esta de parabens!

Camila Passatuto said...

bom prazo de validade para o amor é loucura...o amor vai durar até alguém jogar uma praga na plantação.

O Profeta said...

O Sol abandonou o céu
A Lua ironiza no celeste
Soltas perversas vontades
Cruzam a tua vida agreste


Convido-te a partilhar a minha visão da forma em
como a vida às vezes é perversa para algumas mulheres…

Bom fim de semana

Doce beijo

Thiago Agom said...

Oi Mari...
Bem, esse seu texto me deixou meio deprê...
Realmente não queria um "amor iogurte"..rsss...
Não sei se ainda existe esse amor sem prazo de validade, ou se um dia existiu. Acho que se amor acaba, o casamento desaba, mas o principal acaba sendo a paixão. Acredito que a paixão alimenta o amor.!

Henrique said...

por isso que eu nunca namorei

UAHUEHAUEUHAUEA


ficar é o que há :P

Aline Dias said...

jogue suas m�os para o c�u
e agrade�a se acaso tiver
algu�m que voc� gostaria que
estivesse sempre com voc�
na rua, na chuva, na fazenda, ou numa casinha de sap�!

www.alinedias.blogspot.com

Johnny M. said...

Nada acaba, tudo se transforma. A paixão eu creio que tenha prazo de validade, sim, porque decorre mais de reações hormonais, mas muitas vezes a paixão se transforma em amor... e ai, bem... ai ninguém sabe.

Danilo Moreira said...

Discordo dessa pesquisa. Amor realmente nao tem prazo de validade.

Fazer promesssas é q acho perigoso, porque geralmente são aquelas q acaba não se cumprindo depois, e quando se cai a ficha, cria-se muitas mágoas, e daí pra frente, dias chuvosos tendem a encobrir a relação.

Agora, vai de cada um, deixar que o tempo ou outro motivo que seja, superar o verdadeiro amor q existe dentro de cada coração.

Bjs!!

----------------------------------
http://emlinhas.blogspot.com/

EM LINHAS...
Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.

Novo texto: Veias Nocivas
----------------------------------

Vanessa M. said...

Hum...
eu também não concordo com essa conversa que paixão dura tempo X
amor tempo y.
no fundo, todo mundo quer ter alguem por tempio indeterminado.
O amor não é algo que a gente pode medir, ele tem mil faces, se transforma...
eu não acredito em fim de amor, acredito em transformação...
que o amor vai mudando a sua forma de se manifestar com o passar dos anos.
é sempre amor mesmo que mude

Anônimo said...

Ola tbm lamento mas discordo, tenho 5 anos de casada e 7 anos juntos com meu amor e vivemos maravilhosamente, a rotina pode ser boa sim^^ ..

bjs

Wander Veroni Maia said...

Mto interessante o seu blog! TÔ viajando com a qualidade dos textos...excelente!

Blog Esponja said...

Já aconteceu comigo de fazer juras de amor eterno pra alguém que me deixou chupando dedo. rsrs

O pior é a pessoa voltar dizendo que se arrependeu exatamente quando vc consegui superar a separação.

Esse prazo de validade é um caso serio.

Blog Esponja ®
www.blogesponja.net

Net Esportes said...

Um professor meu disse uma vez sobre o casamento de muitos anos que um dia se percebia que "já não estavam mais apaixonados" e sim "acostumados um com o outro" mas acredito em excessões.......

http://netesporte.blogspot.com/

Fabio Bustamante said...
Este comentário foi removido pelo autor.
MH said...

Sei que ja virou um cliche...mas acho o famoso
"QUE SEJA IMORTAL ENQUANTO DURE"
resume bem o que sinto.
E qto mais durar melhor.
beijim

Bruno said...

O segredo é não depender demais da cara-metade. Ou talvez depender ao máximo, viver intensamente com alegria, e quebrar a cara depois.
Ou nenhum dos dois. Talvez um namoro à distância resolva esse paradoxo... =D