quarta-feira, 24 de outubro de 2007

João e o Pé de Feijão

Estudo sugere que pessoas mais baixas 'são menos saudáveis e felizes'

Um estudo realizado por cientistas dinamarqueses e divulgado por jornais britânicos nesta quinta-feira, revelou que as pessoas mais baixas se sentem mais infelizes e menos saudáveis. A sondagem, publicada na revista Clinical Endocrinology, usou dados do levantamento Pesquisa sobre Saúde na Inglaterra, de 2003. Ao analisar cerca de 15 mil pessoas, os estudiosos da consultoria de saúde Novo Nordisk concluíram que a altura pode estar relacionada ao nível de felicidade e bem-estar físico e mental. Os pesquisadores dinamarqueses verificaram que as pessoas de baixa estatura, com menos de 1,62 m no caso dos homens e 1,51 m no das mulheres, disseram ter uma qualidade de vida inferior a dos mais altos. De modo geral, os mais baixos reclamaram mais de doenças como depressão, dores e dificuldades para locomoção. Os pesquisadores acreditam que se eles tivessem 7 cm a mais (no caso dos homens) e 6 cm (no caso das mulheres), estas pessoas poderiam ter tido uma melhor percepção de sua qualidade de vida em até 6%. A altura média considerada normal pelo estudo foi de 1,75 m para os homens e 1,61 m para as mulheres. Segundo o líder da pesquisa, Torsten Christensen, os mais baixos "parecem ter mais dificuldades em áreas como educação, trabalho e relacionamentos dos que os mais altos". "Os resultados indicam que quanto mais baixa uma pessoa for, pior a sua percepção de qualidade de vida e bem-estar físico e mental", disse o pesquisador, em entrevista ao Daily Mail. Christensen precisou que a pesquisa não procurou explicar o porquê da relação entre altura e qualidade de vida e que mais estudos serão necessários na área. A baixa estatura pode ser resultado do desenvolvimento normal da pessoa ou de doenças, como descontrole hormonal ou a síndrome de Turner.






Estranho não?! Se dizem que gordinhos são, geralmente, mais infelizes que magrinhos, por que os baixinhos não entrariam nessa estatística para ser comparados com os altinhos?
Mas se for parar para pensar, isso pode fazer sentido. Se for pensar num bom motivo para um homem de estatura baixa, abaixo da média considerada normal, o único que me vêm a cabeça pelo qual ele se consideraria infeliz, seria por ser bem mais baixo que as várias mulheres por quem ele se interessa e não se sente bom o bastante para elas. Posso estar sendo super feminista nesta mas é o único "bom" motivo que me vem à cabeça quando penso em um homem baixo e infeliz. Ah sim, ser o mais baixo da turma de amigos e da escola também pode ser um deles.
Quanto um motivo para as mulheres, mais voltado para a saúde do que para o lado emocional. Para a mulher creio eu que é mais fácil ser baixa e feliz do que para um homem. Já que, na grande maioria das vezes, o homem precisa ser mais alto que a mulher para o casal "ser bonitinho".
Agora, se você pensar no lado saúde, uma pessoa mais baixa pode sim, ter mais poblemas de saúde do que uma pessoal com estatura "normal". Pesquisando sobre a tal Síndrome de Turner mencionada na matéria, descobri que ela só afeta mulheres, e além de impedir o crescimento das mesmas a partir de certa idade, pode causar anomalias cardíacas e poblemas renais crônicos (Sim, o blog da Mari também é informação).

Anyway...se você leu esse texto até agora, é por que, ou você se identificou com as pessoas citadas na matéria, ou quer saber se eu me identifiquei com elas.
Não tenho a altura média considerada normal para as mulheres, estou bem acima disso. E ainda assim, me identifico um pouco. Já tentou ter 1.73cm de altura e arranjar um namorado? Consigo contar nos dedos de uma mão só, com quantos meninos já fiquei até hoje mais altos que eu. Fora que ser a guria mais alta da turma, tem seus pontos negativos.
Mas ah, não estou reclamando, graças à minha altura já entrei em lugares quando era menor (salto alto + maquiagem fazem milagres) me livrei de momentos importunos, cheguei perto de tentar ser famosa. Estou apenas comparando e tentando mostrar que sou contra os fatos expostos nessa reportagem. Problemas de saúde e infelicidade afetam à todos, baixos, altos, gordos, magros, é a pessoa, e não uma simples característica física, que se torna mais propensa e aberta a eles.
Se for acreditar e levar a sério tudo oque dizem por aí, vão começar a fazer estudos para saber se a cor do cabelo realmente afeta a inteligência de uma pessoa.




ouvindo: I am the Highway - Audioslave

2 Comments:

Renato said...

Meo deus

vc nom gosta de escrever ne?

hahahahahhahhahaha

pior q eo leio

adorOo!

Bubbllleees

BjOo

Muito juizO girl xD

Renato said...

Mariiiiiiiiiiiiiiii

Iruul \o/

Gostou?
É o amor q inspira as pessoas sabia?
IntoM nom tenho culpa q as vezes
abaixa um santO e escrevo q na maioria as voz se cala e nom sei como falaaar!


ooOOoo é serio eo leio seos postes adorO issO!

As vezes venho aki so pra ver se vc atualiza pra eO ler!

Esse ultimo intoM eO li e ri...

Leu meo poste? Meo Deus mais uma inspiraçaO pra postar no blog!

BjOo
Menina Bubbleeees!
_o/