sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Unforgettable Fire

Já li em muitos blogs, fóruns e bate papos por aih, pessoas dizendo qual era a primeira coisa que eles se lembravam na vida. Hoje a caminho do trabalho, pensando nisso, descubro que a primeira lembrança concreta que tenho, é de quando eu tinha os meus 5/6 anos. Eu estava no Jardim III, era o último dia de aula, então estava tendo uma festinha de despedida na escola, eu e outros amigos brincávamos de pega-pega, quando derepente, quando eu corria da minha amiga que "estava com a mãe", ao me pegar, ela me empurra, eu caio de cara no chão, em cima do meu braço esquerdo. Quando levanto, meu braço doia muito e eu não o conseguia mecher, resultado, um braço quebrado no último dia de aula, e o restante das férias com o braço engessado. Antes disso, são só lembranças vagas, nada que eu consiga me lembrar e ver a cena com clareza.

Lembranças, elas fazem parte das instâncias da memória episódica, de acontecimentos específicos, e são à elas a que me refiro neste texto.
Quem é que nunca teve uma lembrança ao sentir um cheiro específico, ouvir uma certa música, comer algo, ouvir uma voz, ver uma foto, paisagem, ou alguém parecido com um conhecido? Elas podem ser boas, como na maioria das vezes nós queremos que seja, como podem ser ruins. Eu me lembro muito bem dos últimos acontecimentos ruins e bons da minha vida. E tenho quase certeza que muitos deles vão ficar na lembrança para sempre.

Ah lembrar é bom vai! Quem é que não gosta de lembrar da primeira vez que zerou o Mário Brothers ou qualquer outro jogo de vídeo game! Ou daquela vez que ganhou o jogo de futebol na rua do time dos meninos e fez o maior escândalo por causa disso! E aquela vez que você ganhou o tão sonhado filhote de cachorro que você sempre quis! E ah...o primeiro beijo (eu particularmente não gosto de lembrar...mas...enfim!)! O primeiro namoradinho, a primeira "ovada" por causa do seu aniversário, a primeira balada com identidade falsa, ou qualquer uma outra que você também entrou com ela. Ou simplesmente, a lembrança daquela tarde/manhã/noite que você passou com alguém especial do seu lado. Ah, lembrar é ótimo!

Mas como nem tudo são flores nessa nossa vida, existe aquelas lembranças, que você não queria ter. Que sempre que você se lembra delas, você chora de tristeza, fica angustiado, e entra numa mini-depressão. Quem sabe um dia elas vão embora, você por ventura acaba esquecendo-as, ou as tornando boas de alguma maneira. Como a lembrança da perda de um ente querido, eu nunca perdi alguém tão próximo de mim ainda, então não tenho muita noção do que acontece com a pessoa. Mas mesmo essas, espero que a gente nunca esqueça. Porque não deve haver coisa mais ou tão triste, quanto esquecer de alguém importante em sua vida, e coisas que te marcaram, fizerem de você, oque você é hoje. Porque, até lembrar de tudo de ruim que te aconteceu é bom! Isso pode e vai servir para você se proteger contra tudo e todos no futuro.

Só tem uma coisa melhor do que lembrar, e é reviver de alguma forma esses lembranças, e fazer muitas outras novas.


Eternal Sunshine of the Spotless Mind



PS: Eu prometi a meu namorado que nesse post iria "promover" o blog dele (sim, namorada também serve para ser seu departamento de marketing pessoal), como tive idéia para criar esse post, espero que ele não fique chateado por eu ter adiado por mais uns dias o post divulgação do blog dele. Pode ficar tranquilo namo porque ele vai vir em um post super especial.
Mas para adiantar, dêem uma passadinha lá! E não estou só puxando o saco porque é meu namorado não! Os textos realmente são bons! Vale a pena você conferir as postagens mais antigas.
http://www.todash19.blogspot.com/

16 Comments:

Blog Em Construção said...

Sabe fiquei pensando sobre as lembranças,temos realmente muitas,e as mais tristes e felizes (antagônicas)são as de pessoas que contribuiram em nossa formação e em nossa maneira de conhecer o sentimento chamado amor.
Bjsssss!!!!!Lindo texto!!!!
http://www.forazulcielo.blogspot.com/

Anônimo said...

Parabéns pelo blog.Originalíssimo... Bom relacionamento para ti também...Compromissada! AH, que pena!

Um forte abraço

Marco Henrique Strauss said...

Ótimo blog bem original ;D

;*

Zanfa said...

Ei, como assim o Grêmio que se foda.

=(

Ronaldo said...

seu blog é bem diferente do que tem por ai, gostei mesmo.

me mória, o coisa boa...

e faz bem divulgar o blog dele, vou entrar la

bjs

Denise Machado said...

O Grêmio que se foda! [2]

Recordar é viver...
Gostei mesmo de ler um pouco das suas memórias, me reorganizei nas suas lembranças e recoloquei as minhas.
Beijinho.

Climão Tahiti said...

Primeira lembrança que tenho:

Estou no jardim, sentado sozinho no banco da sala de aula depois de ter mordido TODOS os alunos da sala e lembro da professo gritando algo que não presto atenção porque estou muito satisfeito em ter finalmente feito justiça.

*eles me mordiam antes, em um dia eu fiz todos se arrependerem.*

Depois disso fiz terapia... Por pressão da escola. =p

Resultado? O psicólogo quis me matricular numa escola para super-dotados e minha mãe não fez e como resultado hoje em dia sou blogueiro e vagabundo. =p

Lalo Oliveira said...

Minha memória é uma puta traçoeira. Mas quando me concede lembranças, passo a tarde toda babando de prazer.

Natanael Garcia said...

E facil lembrar quando ha alguma caracteristica marcante, mas eu me lembro tambem de muitas coisas q não tem significado nenhum.

Isso significa de q se a gente trabalhar nossa memoria ela pode lembrar de muito mais coisas, algumas formas feitas q ajudam na memoria é q me parece é a hipnose. não entendo muito do assunto mas.... rsrsrs

Johnny M. said...

As lembranças da nossa infância são as melhores que temos. Geralmente esquecemos as coias ruins e lembramos mais das boas, então quase sempre as recordações da infância nos fazem sorrir e dizemos "como era bom naquela época"...

Thiago! said...

Nossa! quebrar o braço no último dia de aula num dá!
Acho que a minha lembrança é parecida com a sua!
eu lembro de ter cortado a perna brincando na escola,só que naum era o ultimo dia de aula!
acho que naum lembro de outra coisa pq foi traumático!
nunca mais brinco naquelas chícaras velhas de escola!

simm...e quanto aos videos,tudo bem!
depois vc assisti!

L.Vidal said...

Bem bacana e descontraído o teu blog!
Gostaria que visitasse o meu também. Seria um prazer recebe-la.

http://santasangriadesatada.blogspot.com/

Anônimo said...

Isso me fez lembrar algumas coisas que minha memória já tinha esquecido... ótimo blog.
Abraços!

Juliana Lourenço said...

Lembranças! Sejam elas boas ou ruins, são elas que nos faz sermos quem somos, o caráter que temos e nossa personalidade!

tenho muitas lembranças... todas maravilhosas em seus diversos momentos!

Obrigada pela visita!!!

www.jlouthings.blogspot.com

Sandro Figueiredo said...

Ei, Srta. Mariana!
Eu sempre passo aqui (e, agora, até no Blog do seu namorado). E o fato de você estar na minha lista de "melhores amigos de todo o mundo", vulgo "eu recomendo", confirma isso. Sendo eu alguém que odeia todo mundo, isso é um grande sinal de consideração, sabe?

Acontece que eu não presto e, por conta disso, raramente deixo comentários durante minhas visitas. Agora você sabe de toda a verdade. Feliz?

A propósito: ótima reflexão! Adorei!

Sandro Figueiredo said...

http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=15488449330869063359&aid=1

(link pro meu perfil, com as fotos da Úa. Eu até ja postei uma minha com ela, no "Ana Lua e o Chicrete", que está listada nas postagens que eu mais gosto. Você que é relapsa e não viu. :-P)