quarta-feira, 28 de novembro de 2007

(In)decisão

Segundo um estudo da Universidade de Amsterdã, na Holanda, o fato de pensar demais em um problema leva a tomar decisões erradas no final. Por mais razões que sejam usadas para justificar uma decisão, se o corpo diz "não", é que o passo que será dado não se conecta com a parte mais íntima da pessoa.


Decisões...uma das inúmeras coisas que chegam com a "maturidade". Era tão bom ser criança e não se preocupar com oque estudar na faculdade, oque vestir para a primeira entrevista de emprego, ou então para conquistar aquele menino na balada, oque dizer aos seus pais quando algo dá errado (sem parecer "criança" pelo erro cometido), não se preocupar com oque dizer para os outros e sobre os outros, mas principalmente, não ter medo, receio ou dúvida sobre o próprio futuro. Desde os meus 5 anos de idade (mais ou menos, não me recordo), já sabia oque queria ser quando crescer, veterinária, e ai de quem tentasse me convencer do contrário (sim, também sou meio teimosa). Com o passar do tempo, acho que me acostumei com a idéia de que seria fácil e simples passar em um vestibular para medicina veterinária, que não me esforçei o bastante para passar em um, ou me esforçei até demais e mesmo assim não passei, enfim, o resultado? trauma de vestibulares públicos. Com o final do 3° ano do colegial, um dos piores anos estudantis que já vivi, veio 1 ano de "descanso" para botar a cabeça no lugar e decidir oque fazer da minha vida. Ou seja, decidir como cursar e me tornar uma veterinária. E não...eu não queria fazer uma faculdade particular, tinha completa repulsa por elas, achava (e continuo achando) que com o diploma de alguma faculdade pública é muito mais fácil achar um emprego depois de formado, pois só pelo fato de ser formado na UFPR, as empresas já te olham de outra maneira. Enfim, acabei que rumo ao segundo ano de "descanso", arrumei meu primeiro emprego com carteira assinada, e com ele veio mais responsabilidades e contas à pagar, mas o mais importante, a necessidade de entrar logo numa faculdade e começar a trabalhar de verdade o mais breve possível. Optei por engenharia ambiental, graças a indas e vindas diárias durante uma semana às Cataratas e incentivo de professores (pelo menos nisso o 3° ano foi bom), nunca fui muito fã de matemática, mas vou me dedicar e ver no que dá. O máximo que pode acontecer é me formar como engenheira ambiental, e trabalhar como vendedora em algum escritório de importação de produtos para petshop.
Talvez por me decidir desde pequena em oque eu gostaria de ser no futuro, nunca entendi como outras pessoas sofram tanto para conseguir decidir oque fazer com suas vidas profissionais. Tenho vários amigos, conhecidos, colegas e desconhecidos que não sabem, não querem ou não fazem a mínima idéia do que cursar na faculdade. Se você, meu caro leitor, é um desses, sabe muito bem que a pressão em cima de você chega a ser dobrada em época de vestibular, pro-uni, enem e afins. É seu pai querendo que você se torne um advogado como ele, sua mãe querendo que você se forme como nutricionista, vovó querendo ter um médico na família, e você, não gosta de nenhuma as "opções" e quer ser Jornalista, Designer, Consultora de moda. Pois eu digo que se é isso que você quer, faça, vá atrás da primeira coisa que aparece na sua cabeça, afinal, a vida é sua, não deles. Ouça o seu coração, clichê, mas é a verdade. E se você se arrepender depois, culpe os Holandeses, foi a pesquisa deles que me fizeram escrever esse post.



decisão:
do Lat. decisione

s. f.,
acto ou efeito de decidir;
resolução;
deliberação;
sentença;
intrepidez;
coragem;
desassombro;
fim.

18 Comments:

young vapire luke lestat said...

Tenho por habilito usar sempre o raciocínio, por ser um estudante de matemática.
Quando estava no colegial já sabia o que queria fazer.
E hoje faço o que sempre quis.
E depois da graduação pretendo entrar na área da pesquisa em robótica.
Meu pai gostaria que fosse um administrador como ele, mas cada um é um endividou não pode ser os pais ou avos.
Quanto a esta pesquisa dos holandeses, tem Lógica sim, se aplicada ao individuo que não priorizai suas vontades termina acatando as vontades de terceiro.



[]s L.Sakssida

Mitch Souza said...

Decisões são sempre difíceis, mas necessárias senão nossas vidas não saem do lugar! mas temos de escolher bem para que não possam haver arrependimentos!

Mariana said...

acho que é bem esse o problema.
tentar decidir algo que não lhe traga arrependimentos depois. isso é quase inevitável. e uma forma de aprendizagem.

Ninguém said...

A dúvida vai sempre existir! Não importa o que você faça! Eu sempre quis fazer medicina, primeiro pra seguir os passos do meu pai, mas depois vi que fazer so por isso seria bobagem, e acabei me aprofundando mais no assunto e me apaixonando! No entanto, quando chegou o terceiro ano algo mais surgiu, quis fazer jornalismo! Tinha que escolher entre o sonho de infancia e a possivel descoberta de uma nova vocação! Optei por fazer medicina! Amo o meu curso, mas sempre me pergunto se estou fazendo a coisa certa, se deveria mesmo era estar fazendo jornalismo!

Renato said...

Mariiiiiiiiiiii Atualizouu\o/

eu sinto que devo tomar uma decisão que faz tempo que ja era pra ter tomado, não sou a pessoa adequada a falar a respeito do assunto Oo!

BjOo Mariii!

Gir said...

Quando criança queria ser pediatra que nem minha médica, quando cresci percebi que queria uma profissão que eu me sentisse livre e não presa a um consultório, descobri a enfermagem, e já vivi muito clichês e pessoas opinando o contrário!

Hoje, amo meu curso! \o

Comentarista Abalizado said...

Ahahahahah, quando era criança eu queria ser da "polícia que dirige avião"...
Bom, me alistei duas vezes... não consegui ser da aeronáutica, nem do exército....
Agora, estudo história!
Acho que passarei o resto de minha vida contando lindas histórias de guerra...

Zanfa said...

Belo texto, realmente devemos seguir a carreira que nós escolhemos e não a que foi escolhida pra nós. ;D

João Felipe said...

às vezes chega a ser frustrante reconhecer em nós um potencial sem limites e perceber que não temos tempo para desenvolvê-lo completamente... Estudo Direito na UFAL, mas gosto de Física, Comunicação, Arquitetura, História, Literatura. Sinto-me mal em ter que escolher só um rumo, quando minha alma quer ser tudo o que pode ser...

Decisões! Às vezes são necessárias sim, mas sempre são um sacríficio que temos que fazer...

DuDu said...

Oie Mari...

Se Vc Estiver Falando Da Imagem...
é Só Procurar Uma Bem Grande e Adicionar...

Agora Se Vc Estiver Falando Do Nome Du'Download
(Filmes - Músicas
etc...)

Vc Adiciona Um Cabeçalho De Pagina...

Qualquer Coisa Só é perguntar Tá???

Beijos...

;)

Vinnië Rodrigues said...

alem das desições tmb
tem as festa bebidas e muito mais
e as contas para pagar no fim do mes .............

hauahuah
muito bom o seu post nina
gostei muito um abraço !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mec said...

decisões... sempre dificeis de serem tomadas, as corretas digo, pq você demora sempre a pensar a maneira de fazer "a coisa" certa, e nem sempre faz corretamente...
outra coisa interessante, é como as pessoas exercem as decisões dela sobre você (nós)...

Abraço,

visite-me:
http://clicko.blogspot.com

Zanfa said...

Pois é, eu vou prestar vestibular pra medicina agora no fim de ano.

Mas não tenho certeza se é isso que eu quero, apesar de parecer uma boa escolha. =/

Blog Esponja said...

Concordo com vc quando diz que cada um sabe da sua vida e não se pode impor aos outros que esses realizem seus sonhos.

Conheço varios médicos, advogados que são frustrados por terem feito o curso pra agradar pai ou mãe.

Depois quem vai passar a vida nessa frustração não serão os pais desses profissionais.

Blog Esponja ®
www.blogesponja.net

Tatuscula said...

Eu também, como vc, sempre quis ser Veterinária. Enqto os amigos e amigas queriam ser polícia, bombeiros, bailarinas, eu era firme e forte: Veterinária.
Formei em 99. Sou Veterinária!
Casei com um Veterinário e hj sou coordenadora da Biblioteca Pública da minha cidade. Amo o que faço e quanto a profissão... não me rendeu o bastante e eu larguei mão dela... sábia decisão!!

Parabéns pelo Blog. Amei.

www.tatuscula.blogspot.com

Unknown said...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Lenda said...

Que engraçado, nossos posts se conectam tanto no título como na temática....

Anônimo said...

eu adorei esse texto Mari, mas mesmo assim continuo cheia de dúvidas, pq tenho medo de me arepnder com as escolhas ke eu fizer!